Glossário
No universo gráfico, acabamento significa a finalização da produção do material gráfico. Fase final da produção física de um trabalho, normalmente cortes, vincos, confeções, laminações, dobras, aplicação de argolas, ilhoses, etc.
Sobra de papel ou outro que deve ser cortado por guilhotina pois excedeu a linha de corte.
Versão final da arte pronta para ser enviada para a gráfica, que, por sua vez, fará a impressão. Qualquer trabalho (desenho, foto, ilustração, etc.) pronto para reprodução.
É o nome que se dá à reunião dos passos e processos estabelecidos para a impressão e reprodução de imagens, textos, livros, e produtos gráficos em geral. Este termo abarca desde a criação da arte, passando pelos processos de pré-impressão, impressão e acabamento final.
Formato específico de arquivos de imagens. Significa mapa de bits, com descrições em cada pixel. Podemos, portanto, definir Bitmap como um conjunto de pixels.
O mesmo que sangria ou sangra (bleed em inglês). É uma “sobra” ao redor da imagem impressa, normalmente de 2 a 3 mm que será descartada após o corte final. A sua finalidade é evitar possíveis tiras brancas na impressão após o corte, quando o fundo possui uma cor sólida.
Maquete de um produto. Pode ser em escala normal, ampliada ou reduzida. Serve como orientação e referência para que a gráfica produza o material, eliminando as possíveis dúvidas de montagem, acabamento, etc. Seria uma espécie de “primeiro exemplar” da tiragem a ser impressa.
Sigla para o sistema de cores que envolve o Cyan, Magenta, Yellow, Black (Azul, Rosa, Amarelo e Preto), que são as cores primárias usadas na impressão. Juntas elas podem reproduzir uma gama extensiva de cores.
Termo em inglês que significa direitos de reprodução. A quem pertence os direitos sobre a obra ou qualquer arquivo gráfico. Só podem ser copiados com autorização do autor.
Quando se usa na impressão, 100% de determinada cor. Na impressão, refere-se a áreas que são completamente cobertas com uma ou mais cores sólidas.
Resolução. Indica a quantidade de pontos por cada polegada (dpi, dots per inch). Quanto mais elevado o número de DPI, maior qualidade será proporcionada ao arquivo impresso.
Sigla para Encapsulated Postscript. É um tipo de arquivo padrão que foi criado pela empresa Adobe para impressoras. Este arquivo de computador possui definições matemáticas que incluem cor e espaço, além de formas e linhas, por exemplo.
É tido como um dos métodos mais eficazes para arquivar informações de páginas e descrever imagens, bem como fontes.
No popular é o estilo da letra que foi escolhida para se digitar um arquivo. Tecnicamente é a coleção de caracteres de um determinado estilo de letra, que contém todas as letras do alfabeto (maiúsculo e minúsculo), números, pontuações em vários tamanhos e estilos (itálico, negrito, etc.).
Mais conhecido como GIF, é um tipo de padrão de imagem em movimento.
Impressão digital:
Neste processo não existem rolos de borracha nem placas de metal. Na verdade, a impressão digital aplica o design diretamente na superfície de impressão.
Impressão Serigrafia:
A tinta é transferida através de uma malha que é esticada num quadro próprio que passa a tinta através da estampa.
Sigla de Joint Photographic Experts Group, muito popular em arquivos digitais referentes a imagens.
É uma película plástica muito fina com a aparência fosca ou brilhante que é aplicada sobre uma impressão. Esta laminação pode ser frente ou frente-verso.
Agrupamento de letras e imagens que forma a marca característica de determinada empresa/instituição.
Resume o planeamento de praticamente toda obra visual, incluindo posicionamento de textos, imagens, escolha cores, distribuição, etc. É o passo inicial para o a concretização de uma ideia. É a visão geral do trabalho que será realizado.
A marca de corte é o sinal indicativo, como o próprio nome sugere, da linha de corte de uma peça gráfica. É a indicação e referencial que é usada como guia para o corte do tamanho final do impresso. As marcas de corte podem ser simples ou duplas.
Resolução de imagens acima de 1 milhão de Pixels.
Sistema de cores produzido pela Pantone Inc. Um dos mais usados e eficientes do mundo.
Formato de arquivo para impressão que significa “Portable Document Format” (Formato de Documento Portátil). Permite a visualização do arquivo de tal modo como ficará ao ser impresso. Formato de descrição de documentos desenvolvido pela Adobe Systems que permite a troca de arquivos gráficos, independente de aplicativo e de plataforma, preservando integralmente a sua aparência e a formatação original. Arquivos PDF podem ser facilmente visualizados em qualquer computador e até sofrer pequenas modificações sem que seja necessário recorrer ao aplicativo original onde foram criados.
Abreviação do termo “Ponto de venda”. Muito utilizado no meio de comunicação.
Impressão de uma unidade de um trabalho, para que sejam feitas verificações de cores, textos, acabamentos, formatos etc. Serve para detetar possíveis problemas em um trabalho antes de se imprimir todo o material.
Quando nos referimos a uma imagem digital, o pixel se refere a menor parte deste arquivo.